Este blog tiene como objetivo proporcionar un sitio de encuentro e interacción para los alumnos / tutores / profesores de graduacción en Letras Espanhol EaD / UFSC, Pólo Treze Tílias, entusiasmados por conocer la cultura y sociedad de los países hispanohablantes. Fue creado para el enfoque de enseñanza / aprendizaje interactivo, a través de contribuciones y comentarios de los lectores.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lei n° 11.161 de 05 de agosto de 2005 que dispõe sobre o ensino da língua espanhola

A língua espanhola hoje é considerada a terceira língua mais falada no mundo, hoje já ultrapassada os 300 milhões de pessoas. Esse número cresce a cada ano pela quantidade de indivíduos que aprendem o idioma como uma língua estrangeira. No Brasil, a proximidade com as fronteiras de países hispanofalantes (que falam a língua espanhola) e o aumento das relações comerciais impulsionadas pelo MERCOSUL, levaram o governo brasileiro a introduzir a língua espanhola como oferta obrigatória nas escolas, através da Lei nº 11.161, em 05 de agosto de 2005.
A lei menciona que haveria um prazo de 5 anos para a implementação gradativa da língua espanhola e que posterior a esse período ela deveria compor a grade escolar. No entanto, não é isso o que está acontecendo, a língua espanhola não esta sendo oferecida em todas as instituições de ensino público como menciona a lei.

2 comentários:

  1. Ola Daniela,tudo bem? .Muito interessante seu comentário sobre a lei n 11.161/2005,quanto ao uso do ensino da lingua espanhola nos currilos escolares,e ainda não inseridpos nos mesmos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É seu João. A lei já está aí desde 2005, é realmente uma lastima. A língua espanhola não está fazendo parte da grade curricular de muitas escolas. Espero que sua implementação seja efetuada logo.
    bjoo

    ResponderExcluir