Este blog tiene como objetivo proporcionar un sitio de encuentro e interacción para los alumnos / tutores / profesores de graduacción en Letras Espanhol EaD / UFSC, Pólo Treze Tílias, entusiasmados por conocer la cultura y sociedad de los países hispanohablantes. Fue creado para el enfoque de enseñanza / aprendizaje interactivo, a través de contribuciones y comentarios de los lectores.

sábado, 11 de junho de 2011

Ensino de Línguas Estrangeiras: Valores, Atitudes e Aspectos Sociais

O ensino de línguas estrangeiras na rede de ensino passa por um momento de reavaliações no que se refere às questões legais mas, especialmente, no que diz respeito a uma revisão das necessidades dos adolescentes, aprendizes envolvidos nesse processo. Devido a essas adequações, professores de línguas estrangeiras precisam rever aspectos relativos à sua prática, revisando abordagens e métodos envolvidos no processo da aprendizagem de línguas. Além disso, há também a necessidade de buscar-se um espaço que foi restringido por mais de meio século, através da atualização pedagógica, participação em eventos e cursos de aperfeiçoamento, entre outras alternativas formativas. Este trabalho foi elaborado com vistas ao compartilhamento de alguns aspectos teóricos e práticos que possam servir aos professores atuantes nas redes pública e privada de ensino a conhecerem um pouco melhor a clientela de ensino médio. Primeiramente, apresentamos uma visão geral das questões relacionadas aos aspectos legais do ensino e formativos do adolescente, ampliando com uma breve visão histórica do ensino de línguas no contexto educacional. Ao abordarmos os aspectos formativos, referimos aos valores agregados à aprendizagem de línguas estrangeiras e como as atitudes dos adolescentes com relação à língua-alvo podem influenciar a sua interação social. Na seqüência, vinculamos os aspectos teóricos desenvolvidos anteriormente a atividades que proporcionam interações significativas dos aprendizes com o objeto de estudo (língua inglesa ou espanhola) através da utilização de letras de música, de tarefas desenvolvidas em ambiente virtual de aprendizagem e, finalmente, de uma releitura da linguagem corporal com vistas à interpretação de algumas “pistas físicas” características dos jovens. http://hermes.ucs.br/cchc/dele/esp/mypage/artigos/ArtigoEncontroNacional.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário